Descubra, através de um exemplo muito comum dado em provas, como fazer análise sintática em português.

Resposta para uma dúvida de um seguidor do canal do YouTube do Prof. Cristiano R Andrade.

Como faço a análise sintática das seguintes orações:

1. O romance Iracema foi escrito por José de Alencar.

2. Devolvi-lhe o documento ontem à tarde.

3. Espere-me na porta da escola.

Acompanhe um vídeo específico sobre este problema. Clique abaixo para assistir.

Veja a classificação completa da frase 1 e, a seguir, comentários específicos:

A frase 1 .”O romance Iracema foi escrito por José de Alencar.”

Verbo transitivo direto na voz passiva: foi escrito (núcleo do predicado)

Sujeito simples, paciente: o romance Iracema

Núcleo do sujeito: romance

Adjunto adnominal: o

Complemento nominal: Iracema

Predicado verbal: foi escrito por José de Alencar

Verbo transitivo direto na voz passiva: foi escrito

Agente da passiva: por José de Alencar

Identificando o verbo da oração

Em primeiro lugar, é necessário identificar o verbo da oração. Através dele se consegue encontrar o sujeito da oração e uma pista sobre o predicado, que pode ser nominal (para verbo de ligação), verbal ou ainda verbo nominal.

Encontrando o sujeito

O próximo passo é encontrar o sujeito (se for o caso) e seu núcleo, adjuntos adnominais (caso haja). Nesse exemplo, temos também um complemento nominal. Dizer apenas a palavra “romance” não faz muito sentido. Do que se trata? Qual romance? Resposta: Iracema (complemento nominal).

Transitividade

A seguir, o verbo precisa ser analisado tecnicamente, em relação à transitividade. Existem verbos de ligação, transitivos e intransitivos.

Há 2 vídeos no canal do Prof. Cristiano R Andrade explicando esses conceitos da transitividade verbal. Clique para assistir.

———-

Complementos Verbais

A partir das perguntas feitas aos verbos transitivos se encontram os complementos verbais (objeto direto, objeto indireto). Ou não há o que se perguntar, caso seja um verbo intransitivo. Quando o verbo é de ligação, ele apenas liga o sujeito ao predicativo do sujeito. O predicado aqui é verbal porque seu núcleo é um verbo.

Verbo

Nesse caso, o verbo está na voz passiva. O sujeito é paciente, pois ele recebe a ação. O romance Iracema “foi escrito” por seu autor. Esse autor é José de Alencar, por isso ele corresponde ao item agente da passiva.

Acompanhe próximos conteúdos sobre análise sintática

No próximo post será feita a classificação das outras orações.

Curso de Sintaxe, do Prof. Cristiano Andrade, na plataforma Udemy.

Matricule-se e ganhe um desconto, somente para assinantes do blog do Super Reforço Escolar.